sábado, 20 de junho de 2009

Compassos

Dó, na clave de Sol, com um tempo de 4 por 4.

São os grupos de tempo nos quais são colocadas as notas. Esses grupos podem ter 2 (binário), 3 (ternário) ou 4 (quaternário) tempos. Os grupos, ou seja, os compassos são divididos por uma linha vertical chamada travessão.

Muito bem, mas para formar um compasso de dois tempos, por exemplo, precisamos saber quanto tempo dura cada nota. Como saber isso, se as notas não têm tempo fixo, e sim relações? É simples, observem que no início do pentagrama (pauta) há uma fração (2/4, 3/4, 4/4 etc.). Vejam como é mole, o número de cima da fração indica quantos tempos deve ter em cada compasso (2, 3 ou 4). Já o número de baixo da fração estabelece qual a figura que valerá 1 tempo no compasso, ou seja, a figura que representa a unidade de tempo.

Amigos, abreviando nosso estudo teórico, não vou mostrar passo a passo as deduções. Saibam o seguinte:

1. Quando o 4 for o número de baixo da fração, a semínima valerá um tempo.
2. Se o 2 for o número lá de baixo, a mínima valerá um tempo.
3. Já se o 8 for o denominador (o número de baixo da fração), a colcheia valerá um tempo.

A teoria musical apresenta muitas outras possibilidades, com outros números no denominador, mas esses são os mais usados. E é o suficiente para estudar aqui. Se quiserem aprofundar, comprem um bom livro de teoria musical e vão em frente.

Vejam os compassos mais comuns, os que veremos em nossos estudos práticos aqui: 4/4, 2/4, 3/4. Observem que em todos aparece o número 4 no denominador da fração, ou seja, a semínima vale 1 tempo no compasso. Aí fica fácil, é só fazer a relação: 1 semibreve = 4 semínimas; 1 mínima = 2 semínimas; 1 colcheia = 1/2 semínima etc. Ou seja, 1 semibreve = 4 tempos; 1mínima = 2 tempos; 1 colcheia = 1/2 tempo etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário