terça-feira, 4 de outubro de 2011

Harpa


































A harpa é um dos instrumentos mais antigos. Teria se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça. Tem-se conhecimento através de fábulas épicas, poesias e trabalhos de arte, que as harpas existiam séculos antes de Cristo, na Babilônia e Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos de harpas na tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga, em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C. e textos religiosos judaico-cristãos afirmam que a harpa e a flauta existiam antes mesmo do Dilúvio.[1] A harpa é constituída pelo corpo, pedais e cordas

Durante o crescimento do islamismo, durante o século VIII, a harpa viajou do norte da África até a Espanha e rapidamente se espalhou pela Europa. Em torno de 1720 foi inventada a harpa com pedais, um desenvolvimento muito importante para o instrumento. Acredita-se que tenha sido inventada por Celestin Hochbrücker, tendo sido aperfeiçoada mais tarde pelo francês Érard em 1810. Atualmente a harpa sinfônica tem 46 ou 47 cordas paralelas e sete pedais, sendo quatro do pé direito e três do pé esquerdo e tem a extensão de seis oitavas.

2 comentários:

  1. Olá Nádia!!!

    Que lindo a imagem e a história da Harpa, aliás muito bacana seu blog sobre música e a explicação dos instrumentos. O ser humano quando usa a criatividade para o bem consegue desenvolver coisas magníficas, isto é a perfeição. No dia primeiro foi o "Dia Mundial da Música". Que virtuosidade tocar violino, deve ser maravilhoso, tenho uma amiga virtual que é flautista, a música é mesmo sublime.
    Boa semana!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir