Conta-se que quando Allah criou o homem criou também o Alaúde com as quatro cordas para que o homem conhecesse os quatro sons da natureza. E tudo continuaria assim até que no fim do século IX o filósofo, matemático e astrônomo Ziriab resolveu aperfeiçoar a obra de Deus acrescentando uma quinta corda. Ziriab dizia que as quatro cordas tradicionais encontram o equilíbrio no universo, já que elas representam o ar, água, terra e fogo. E que seus timbres oferecem analogias com humores e temperamentos que existem na natureza, faltando por tanto a quinta corda que ocuparia o cenário principal : O da Alma .
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
O homem que não possui a música em si mesmo, Aquele a quem não emociona a suave harmonia dos sons, Está maduro para a traição, o roubo, a perfídia, Sua inteligência é morna como a noite, Suas aspirações sombrias como o Erebo. Desconfia de tal homem, escuta a música.
William Shakespeare
"O som do mar, a curva do horizonte, o vento nas folhas, o grito de um pássaro deixam em nós impressões múltiplas. E de repente, independentemente de nossa vontade, uma dessas lembranças emerge em nós e se expressa em linguagem musical". (Debussy)
"Oh! Dai-me um homem que canta quando trabalha. Fará muito mais e melhor, e há de trabalhar mais tempo. Quem caminha ao som da música não sente fadiga. Dizem que as estrelas ao mover-se nas suas órbitas, produzem harmonias". (Thomas Carlyle)
"Um herege talvez se converta ouvindo Bach, porque Bach é Bach, como disse Beethoven, e eu vos diria, como Deus é Deus". (Berlioz)
"A música, como arte é a mais esplêndida de todas; como profissão é detestável; de resto é justo que assim seja; a Terra não pode acolher o que pertence ao Céu". (Charles Gounod)
"Não sei como componho as minhas músicas. Os pensamentos me acodem à mente com particularidade de não esforçar-me em harmonizar as notas, nem pensar no resultado que darão; ouço no meu espírito a frase completa, e o único cuidado é colocar no pentagrama o que acaba de acudir ao ouvido da minha alma". (Mozart)
"A música é o maior refrigério para o desconsolado, e por sua causa o coração serena-se, reconforta-se e renova-se". (Martinho Lutero)
"Calculista é o músico que aplica na divisão dos compassos as leis da perfeita harmonia". (Malba Tahan)
"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição". (Aristóteles)
"É com a música que fazem as suas declarações de amor o rouxinol e o grilo, o cisne e a águia". (Paolo Mantegazza)
"A música tem encantos para acalmar a fera, para amolecer rochas ou curvar um atado carvalho". (William Congreve )
E Reluziam As Estrelas E reluziam as estrelas E perfumava a terra, Rangia a porta da horta E um passo roçava a areia. Entrava ela fragrante, Caía-me entre os braços. Oh doces beijos, oh lânguidas caricias, Enquanto eu, fremente, livrava as bela formas dos véus! Desapareceu para sempre o sonho meu de amor... A hora fugiu e morro desesperado! E não amei tanto a vida!
A história narra as aventuras de Candela, uma jovem cigana, cuja relação com Carmelo é atormentada pelo fantasma de seu falecido marido. A música tem um caráter andaluz e o texto é escrito em dialeto cigano- andaluz.